Perfil

Este blog é um relato de experiências; um canal dedicado às pessoas que têm histórias, conflitos, poesias, viagens, relacionamentos para contar e pensam que as coisas malucas (e as loucuras que dão na cuca) só acontecem com elas.
Nós somos Intensas e, se você é Intensa também, vai gostar de comentar os nossos posts.
Intensa não é sinônimo de futilidade, mas de energia, persistência e emoção.
Intensas amam demais, dedicam-se demais ao trabalho, aos filhos, ou a qualquer outra atividade que estejam realmente envolvidas.
Intensas são as mulheres do mundo moderno, como nós e como vocês. Se você também é INTENSA, este é o seu lugar.
A partir de agora, você tem um encontro marcado com cada uma de nós. Sempre terá um post novinho no blog, aguardando o seu comentário e suas reações que podem ser:
220W - Curto Circuíto - Súúúper Intensa
110W - Enérgica - Intensa
60W - Luz Ambiente - Intensidade Moderada
Participe!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Angústia....

Meu psiquiatra, que hoje considero muito mais meu amigo do que médico, me emprestou um livrinho tão bom....o nome é : "Bom Dia, Angústia!" de André Comte-Sponvile.
Ainda estou lendo, mas tem coisas tão boas, que resolvi transcrever alguns trechos aqui.
Vocês podem achar o texto um pouco longo, mas vale muito a pena ler.....faz pensar, e ajuda a acalmar o coração.

"....A Angústia é um medo imaginário e necessário - sem objeto real, sem saída possível. é por isso que nos pega e corroí. Como se poderia vencer, quando não há nada para enfrentar?"

" A sanidade mental não poderia medir-se apenas pelo bem estar. A angústia do soro positivo, a angústia do condenado à morte , a angústia da mãe cujo filho está doente, quem as julgará patológicas? E quem não vê que a nossa de certo modo se parece com a deles? Qual dentre nós escapará da morte? E qual de nossos filhos? Que podem os ansiolíticos contra uma ideia verdadeira? Isso não impede de utilizá-los, quando é preciso, quando a vida seria mais insuportável ou atroz. Mas é preciso sempre? E não será pagar caro, muito amiúde, só suprimir o sofrimento - mediante medicação ou diversão - em troca de coragem e da lucidez? Será a saúde que se quer ou o conforto? A capacidade de enfrentar o real, ou a possibilidade de fugir dele?"

" Não esqueçamos, porém , que a medicina só é valida para os doentes, e que não se poderia considerar como tal todo o indivíduo que teme morrer, sofrer ou não ser amado. Onde está o sintoma? onde está a patologia? Ele sofrerá de fato , morrerá de fato, e jamais será amado, com toda evidência, como o teria desejado. E então? Resta-lhe enfrentar isso, aceitar isso, superar isso, se puder, em vez de fugir.
Sofrer com isso? mas onde se viu que todo o sofrimento seja patológico? que todo o sofrimento seja nefasto? Ele o é, se impede viver ou agir. Mas se ele ajuda? Se impele a isso? Se é fator de revolta ou de combate? Vai-se renunciar a pensar, porque isso angustia? A viver , porque isso causa medo? A Amar , porque isso causa dor? Aceitemos , ao contrário, tanto quanto pudermos, e o podemos apesar de tudo, ao menos um pouco, ao menos às vezes, e esse é justamente o sinal de nossa sanidade, aceitemos em vez de sofrer e de tremer. Quem não tem medo pelos filhos, e por isso deve-se correr ao psiquiatra? Quem não tem medo da doença, da velhice, da solidão? A vida é feita de tal modo que só se pode escapar a um desses males( por exemplo , a velhice) caindo noutro ( por exemplo, uma morte prematura)."

Espero que tenham gostado.

FZ

2 comentários:

Claire disse...

sponville é maravilhoso...minha psicanalista me indicou o Felicidade desesperadamente.

vale a pena ler tb

bjs

P. A. Z. disse...

Eu amei!

Mto, mto bom!