Perfil

Este blog é um relato de experiências; um canal dedicado às pessoas que têm histórias, conflitos, poesias, viagens, relacionamentos para contar e pensam que as coisas malucas (e as loucuras que dão na cuca) só acontecem com elas.
Nós somos Intensas e, se você é Intensa também, vai gostar de comentar os nossos posts.
Intensa não é sinônimo de futilidade, mas de energia, persistência e emoção.
Intensas amam demais, dedicam-se demais ao trabalho, aos filhos, ou a qualquer outra atividade que estejam realmente envolvidas.
Intensas são as mulheres do mundo moderno, como nós e como vocês. Se você também é INTENSA, este é o seu lugar.
A partir de agora, você tem um encontro marcado com cada uma de nós. Sempre terá um post novinho no blog, aguardando o seu comentário e suas reações que podem ser:
220W - Curto Circuíto - Súúúper Intensa
110W - Enérgica - Intensa
60W - Luz Ambiente - Intensidade Moderada
Participe!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

" O gosto de viver"

Desculpem, mas eu estou viciada no livro e não consigo deixar de dividir alguns trechos dele com vocês....
Juro que vou tentar escrever sobre outros assuntos, mas no momento estou totalmente envolvida com Sponville.
Gurias, vocês já sabem qual será o próximo presente de vocês? hahahahaha.
Lá vai alguns trechos de Bom dia Angústia de André Comte-Sponvile,Capitulo " O gosto de viver"


"....Toda a esperança é decepcionante sempre, mesmo quando é satisfeita: é no que a satisfação tanta vezes é melosa, como um desejo insosso assim que é saciado...Muitos, constatando que a vida não corresponde às suas esperanças, vão então acusar a vida, censurá-la absurdamente por se o que ela é ( como ela seria outra coisa?), enfim enterrar-se vivos no rancor ou no ressentimento...Prefiro o alegre amargor do amor, do sofrimento, da desilusão, combate, vitórias e derrotas, da resistência, da lucidez, da vida em ato e em verdade. Prefiro a realidade, e a dureza da realidade. Se a vida não corresponde às nossas esperanças que nos enganam, desde o início( desde a nostalgia primeira que as alimenta), e que a vida só possa desde então nos desenganar...Gosto azedo da decepção, do qual nada cura senão o desespero, se for possível, a sapidez muito acre e muito salutar do desespero. Toda a esperança é decepcionante, sempre; só existe felicidade inesperada."

" ....Viver é uma tragédia, viver é uma comédia, e é a mesma peça, e ela é bela e boa, em todo caso pode sê-lo, se sabemos vivê-la, se sabemos amá-la como ela é, e, aliás não temos escolha. Cumpre amar a vida como ela é, ou não a amar. É aí que reencontro Alain, e Montaigne, e Lucrécio, e Spinoza....Amar: aceitar . Suportar, quando é preciso; alegrar-se quando se pode.Sabedoria trágica, e é a única que não mente. No fundo é o que Freud denomina o trabalho do luto, e isso é preferível à religião ou à mentira. Antes a verdade amarga do que o xarope da ilusão!"

" Morango ou cerveja? Morango e cerveja. Felicidade e infelicidade. Vida e morte, Prazer e sofrimento. Sabedoria Trágica: sabedoria de Heráclito. Não se tem escolha , e é o que significa a existência. A realidade é pegar ou largar. E largá-la é pegá-la ainda, ao menos uma última vez, como pegá-la é apenas ainda uma maneira de largá-la....Aquele que só amasse a felicidade não amaria a vida , e com isso se proibiria de ser feliz."

Bom Dia, Angústia!
André Comte-Sponvile.

bjs
FZ

Nenhum comentário: